quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Sobre as Sibillas Italianas


As Sibillas Italianas junto ao Baralho Lenormand perfazem um percentual imenso daquilo que entendemos como Cartomancia, há claro a presença de inúmeros oráculos europeus regionais, há o uso do Baralho comum, mas esses primeiros que aqui cito tiveram uma repercussão muito grande e atemporal.


Percebe-se uma retomada global desses oráculos, fazendo como que ganhem espaço, evidência e o mais importante para mim: deixam de ser entendidos como oráculos de pequena expressão ou menosprezados, por terem ocupado por longo tempo um segundo plano dentro do universo dos meios de divinação "oficializados" ou implementados como "coisa séria".


Nisso as Sibillas [tanto as italianas como as francesas e outras] hoje ocupam lugar de primeira classe, e graças a autores que de modo sério compilaram em livros pesquisas, e a tradição oral que até eles chegou.

Os grupos, fóruns, listas de debate voltados para os Sibillas crescem dia após dia, e o que se vê são pautas coesas, estudos, pesquisas, trocas de conteúdo que primam pelo abandono do "achismo" e valorizam uma busca da pesquisa histórica, quiçá comparando-se a uma labor arqueológica, de resgate documental, de resgate de tradições.


Cursos acompanham essa evolução e renascimento dos Sibillas, e ainda bem, pois seria um desperdício deixar apenas para alguns um saber que de modo quase sinestésico enriquece a qualquer um que nele mergulhe.

O conteúdo bibliográfico expressivo abordando as Sibillas Italianas, é oriundo logicamente da Itália, aonde encontramos variações diversas publicadas deste baralho, e livros, livros que merecem ser lidos, que valem a pena a inversão monetária que nele aplicamos. Há claro, o empecilho idiomático, pois foram publicados em italiano, porém para quem entende, domina, são uma fonte segura de conteúdos.

Temos o Vera Sibilla Italiana de Laura Tuan, publicado pela Lo Scarabeo, apresentado num bonito box, com livro, baralho, e livreto. O livro com 63 páginas apresenta as 52 cartas de modo extensivo, o livreto as aborda de modo sucinto, como é de esperar de um livreto. As cartas são de dimensões e densidade perfeitas para seu manuseio e uso. 





Fotos de Luciana Onofre - 2015



Outra publicação é o L'oracolo della vera sibilla, de Madame Sheila [pseudônimo usado  por Odete Lopes em honra a sua avó], publicado em 1998, também em italiano, a modo de curso completo sobre este oráculo, com 160 páginas. A proposta dela com o livro é oferecer um curso prático, com dicas e métodos. 




A Cartomancia praticada com seriedade e competência, tornando possível prever com precisão os eventos futuros, e sendo um dos métodos mais populares de adivinhação. Este volume é baseado em um dos cursos de formação profissional realizados pela autora,  é um manual de aprendizado imediato. Madame Sheyla utiliza as cartas do Vera Sibilla, um baralho composto por 52 cartas que tiveram origem no século XIX e que se tornaram  instrumento tradicional.



O Sibille, Cosa sono e come si leggono, de Mirko Negri, possui o mesmo objetivo, apresentar o Sibilla, facilitar seu entendimento e oferecer métodos para seu uso ao longo de 131 páginas:




O texto oferece uma maneira simples e divertida de assimilar e internaliza os significados das 52 cartas do Sibilla. O sistema faz uso de áreas temáticas, com base na divisão das lâminas para grupos homogêneos, facilita o seu entendimento mediante a  observação e compreensão das cenas retratadas em cada carta, permitindo que você possa dar respostas claras e imediatas. Uma ferramenta fácil de entender: cartas que falam através de imagens, diferentes do tarot clássico. O livro também inclui um capítulo dedicado aos diversos métodos de jogo, com exemplos e um guia para a cartomante.


Quanto aos decks de baralhos Sibilla Italiana há muitos, e todos publicados também em solo ítalo,   Sibilla "800 , Ed. Dal Negro, de Luigi Scapini; La Vera Sibilla, Ed. Masenghini; I Misteri della Sibilla, Ed, Dal Negro, ilustrado por E. Maiotti; Sibilla Indovina, Ed. Lo Scarabeo. Apenas para citar os que eu sei existem.











O material encontrado em português em essência advêm das pesquisas realizadas nos livros acima citados, nos folhetos que acompanham os baralhos, e este material pode ser encontrado em alguns blogs dedicados à cartomancia. 
Logicamente que estudos comparativos e prática enriquecem de modo expressivo a escrita sobre os Sibillas em língua portuguesa.

Dos títulos resenhados aqui possuo apenas o primeiro, o Vera Sibilla Italiana, de Laura Tuan, pretendo entretanto adquirir os demais.

Sempre grata,

Luciana Onofre