terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Formas e significados nas Cartas Ciganas

Tarot da Tribo Cósmica de Katja Bastos, cúspide da Escola Brasileira/Cartas Ciganas.


Há nas Cartas Ciganas um grande número de ilustrações que se isoladas ou inseridas num amplo contexto sempre transmitem outro grande número de significados.
Listo aqui alguns, e deixo por conta do leitor que se faça uma correlação com outras leituras, outros oráculos, outras culturas.
Animais:
Beija-Flor: Indica sempre amor e felicidade. Leveza; situações felizes em partilha.
Camundongo/Rato: Dentro da leitura cigana sempre sinaliza perda, doenças, coisas que “roem e corroem” nem sempre a olhos vistos, mas que uma vez à luz do dia nos mostram um mal imenso, uma perda considerável. Assim como pode avisar sobre familiares/parentes que apenas desejam obter algo do consulente e para isso se mancomunam, se unem com esse objetivo.
Cão:  Fidelidade; amizade leal; devoção; companheirismo mesmo que em circunstâncias adversas. Aquela companhia cativa que vai ao nosso lado aonde seja, assim como denota alguém jovial, vivaz, pleno de vontade de viver, de trilhar.
Cavalo: Quando o vemos está claro que algo vem a caminho e o faz de forma célere, transpondo obstáculos às vezes complicados. Indica também um caminhante/mensageiro que pode ir e vir entre nosso mundo tangível e o do além. Dependendo de como e onde ele surge anuncia a liberdade, o espírito livre que possivelmente não deseja ser mantido em calmaria.
Cegonha: Novas ideias sendo concebidas, assim como filhos de fato em processo de concepção. Ou um nascimento imperativo. Anuncia um noivado.
Cobra: Há duas formas de ler e entender esta aparição, uma é vendo a esta serpente como algo ligado intrinsecamente à sabedoria, astúcia, celeridade, sigilo em atos, começo e fins interligados de forma mais espiritual. O outro lado da moeda e vê-la como fato nefasto, com a traição sendo a pauta de acontecimentos, um mudar de formas, de formas mentais e físicas, assim como sinaliza dependendo de como e perto do que ela aparece, ao envenenamento literal da alma…
Pavão: Pode indicar um ego muito inflado, uma necessidade premente em aparecer, em ser notado. Também indica uma autoconfiança fabulosa! Um fazer e ser sedutor imponente. Ou sinaliza uma pessoa extremamente  envolvente e sabedora disso em si.
Peixe: Farturas materiais, fertilidade em alta, coisas fluindo em abundância. Facilidade para transitar em diversos ambientes. Mundo emocional bem resolvido, amplo e em processo de crescimento.
Pomba: É em essência um mensageiro de boas novas, de amor, paz, harmonia.
Raposa: Assim como a cobra você pode e deve entendê-la com dois lados. Ela indica sagacidade, inteligência para saber quando deixar a cena, como chegar a alguém ou algo, astúcia para agir e viver. Ou seu outro lado: um agir pelas sombras, uma tendência a jamais se mostrar de forma verdadeira… Um desejo de lucrar e ganhar custe o que custar [aos outros].
Urso: Denota um ser/pessoa forte e resistente, com capacidade de saber quando deve economizar suas energias e empenho, um ser devotado à família, extremamente maternal, e aqui mora o perigo, de que a pessoa se torne possessiva e obcecada. Assim como nós fala de uma sexualidade imperativa, sempre ativada, um ciúme um tanto ou muito exacerbado, e uma tendência a atos violentos, uma violência física.
Em outros textos irei falar de objetos, figuras humanas.
Sempre grata,